segunda-feira, 25 de junho de 2007

Você sabe amar ?









Eu estou aprendendo.
Estou aprendendo a aceitar as pessoas,
mesmo quando elas me desapontam,
quando fogem do ideal que tenho para elas,
quando me ferem com palavras ásperas ou
acções impensadas.
É difícil aceitar as pessoas assim como
elas são, não como eu desejo que elas sejam.
É difícil, muito difícil, mas estou aprendendo.


Estou aprendendo a amar.
Estou aprendendo a escutar,
escutar com os olhos e ouvidos.
Escutar com a alma
e com todos os sentidos.
Escutar o que diz o coração;
o que dizem os ombros caídos,
os olhos, as mãos irrequietas.
Escutar a mensagem que se esconde
por entre as palavras corriqueiras,
superficiais.
Descobrir a angústia disfarçada,
a insegurança mascarada,
a solidão encoberta.
Penetrar o sorriso fingido,
a alegria simulada, a vangloria exagerada.
Descobrir a dor de cada coração.

Aos poucos, estou aprendendo a amar.
Estou aprendendo a perdoar.
Pois o amor perdoa, lança fora as mágoas,
e apaga as cicatrizes que a incompreensão
e insensibilidade gravaram no coração ferido.
O amor não alimenta mágoas com
pensamentos dolorosos.
Não cultiva ofensas com lástima e
auto comiseração.
O amor perdoa, esquece, extingue
todos os traços de dor no coração.
Passo a passo, estou aprendendo a perdoar,
a amar .


Estou aprendendo a descobrir o valor que
se encontra dentro de cada vida, de todas as vidas.
Valor soterrado pela rejeição, pela falta de
compreensão, carinho e aceitação, pelas
experiências duras vividas ao longo dos anos.
Estou aprendendo a ver, nas pessoas a sua
alma, e as possibilidades que Deus lhes deu.


Estou aprendendo,
mas como é lenta a aprendizagem !
Como, é difícil amar, amar como Cristo
amou !
Todavia, tropeçando, errando, estou
aprendendo...


Aprendendo a pôr de lado as minhas
próprias dores, meus interesses,
minha ambição, meu orgulho.
Quando estes impedem o bem-estar
E a felicidade de alguém !

Sem comentários: