No Dia 8 de Março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de Março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objectivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objectivo é discutir o papel da mulher na sociedade actual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história...
Marcos das Conquistas das Mulheres na História
• 1788 - O político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
• 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
• 1859 - Surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
• 1862 - Durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
• 1865 - Na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
• 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas.
• 1869 - É criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres.
• 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
• 1874 - Criada no Japão a primeira escola normal para moças.
• 1878 - Criada na Rússia uma Universidade Feminina.
• 1901 - O deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres
quinta-feira, 8 de março de 2007
Por todas as vezes que você...
Por todas as vezes que você
esteve perto de mim;
Por todas as verdades que
você me fez ver;
Por todas as alegrias que
você trouxe para minha vida;
Por todo erro que vi você acertar;
Por todo o sonho que pensei
que fosse real;
Por todo amor que pensei
encontrar em você!
Eu até que serei agradecida,
por minutos de felicidade que
você me proporcionou.
Mas me deixou cair,
pensei que você havia
me visto por inteiro.
Queria ser sua força nos momentos fracos;
Queria que você fosse minha voz
quando eu não pudesse falar;
Queria que você fosse meus olhos
quando eu não pudesse ver.
Pensei que você havia visto
o melhor de mim;
Mas não me levantou
quando precisei alcançar;
Não me deu fé para acreditar;
Eu sou tudo o que sou
porque fingiu que me amou!
esteve perto de mim;
Por todas as verdades que
você me fez ver;
Por todas as alegrias que
você trouxe para minha vida;
Por todo erro que vi você acertar;
Por todo o sonho que pensei
que fosse real;
Por todo amor que pensei
encontrar em você!
Eu até que serei agradecida,
por minutos de felicidade que
você me proporcionou.
Mas me deixou cair,
pensei que você havia
me visto por inteiro.
Queria ser sua força nos momentos fracos;
Queria que você fosse minha voz
quando eu não pudesse falar;
Queria que você fosse meus olhos
quando eu não pudesse ver.
Pensei que você havia visto
o melhor de mim;
Mas não me levantou
quando precisei alcançar;
Não me deu fé para acreditar;
Eu sou tudo o que sou
porque fingiu que me amou!
quarta-feira, 7 de março de 2007
Os frades...
Na estrada, alguns metros antes de uma curva,
dois frades seguravam um cartaz que dizia:
"O Fim Está Próximo! Arrepende-te e Volta Para Trás!..."
Passou um automobilista e mostraram-lhe o cartaz.
O do automóvel deu uma gargalhada, mandou-os à fava e seguiu em frente.
No momento seguinte, ouviu-se um grande estrondo para lá da curva.
Vem um caminhão, os frades mostram a faixa...
O motorista faz-lhes um gesto obsceno, e continua...
Em seguida, outro estrondo.
Instantes depois outro automóvel.
Ao ver a faixa, o motorista buzina, ri e, continua...
Logo a seguir, outro estrondo.
E um dos frades disse para o outro:
- E se puséssemos antes um cartaz a dizer:
"Atenção! A Ponte caiu!!!
dois frades seguravam um cartaz que dizia:
"O Fim Está Próximo! Arrepende-te e Volta Para Trás!..."
Passou um automobilista e mostraram-lhe o cartaz.
O do automóvel deu uma gargalhada, mandou-os à fava e seguiu em frente.
No momento seguinte, ouviu-se um grande estrondo para lá da curva.
Vem um caminhão, os frades mostram a faixa...
O motorista faz-lhes um gesto obsceno, e continua...
Em seguida, outro estrondo.
Instantes depois outro automóvel.
Ao ver a faixa, o motorista buzina, ri e, continua...
Logo a seguir, outro estrondo.
E um dos frades disse para o outro:
- E se puséssemos antes um cartaz a dizer:
"Atenção! A Ponte caiu!!!
River Dance
As piores locuras,
São as mais sensatas alegrias
O que fazemos hoje,
Deixamos de herança
Para aqueles que um dia
Sonharam ser como nós:
Loucos, porem muito felizes!!!
terça-feira, 6 de março de 2007
A loja de Deus...
"Entrei e vi um anjo no balcão.
Maravilhado perguntei:
- Santo Anjo do Senhor, o que vendes nesta loja?
O anjo respondeu:
- Todos os dons de Deus!!
- Custa muito?
- Não, é tudo de graça!
Contemplei as prateleiras e vi jarros de amor, vidros de fé,
pacotes de esperança, potes de resignação,
ampolas de humildade e muito mais.
Tomei coragem e pedi:
- Por favor, Santo Anjo, quero um pouco
de cada coisa desta prateleira
e também o suficiente para a minha reforma íntima
e para a transformação moral de todos os meus familiares.
Com um meigo sorriso e um discreto sinal de cabeça,
o Anjo confirmou o meu pedido.
Em poucos minutos, preparou tudo
e entregou-me um pequenino embrulho que cabia na palma da mão.
Um pouco surpreso,
porém maravilhado, perguntei ao Anjo:
- É possível estar tudo aqui?
O Anjo respondeu sorrindo:
- Querido irmão, na loja de Deus não vendemos frutos, só sementes".
Maravilhado perguntei:
- Santo Anjo do Senhor, o que vendes nesta loja?
O anjo respondeu:
- Todos os dons de Deus!!
- Custa muito?
- Não, é tudo de graça!
Contemplei as prateleiras e vi jarros de amor, vidros de fé,
pacotes de esperança, potes de resignação,
ampolas de humildade e muito mais.
Tomei coragem e pedi:
- Por favor, Santo Anjo, quero um pouco
de cada coisa desta prateleira
e também o suficiente para a minha reforma íntima
e para a transformação moral de todos os meus familiares.
Com um meigo sorriso e um discreto sinal de cabeça,
o Anjo confirmou o meu pedido.
Em poucos minutos, preparou tudo
e entregou-me um pequenino embrulho que cabia na palma da mão.
Um pouco surpreso,
porém maravilhado, perguntei ao Anjo:
- É possível estar tudo aqui?
O Anjo respondeu sorrindo:
- Querido irmão, na loja de Deus não vendemos frutos, só sementes".
segunda-feira, 5 de março de 2007
Tipos de mulheres na era da Informática...
Mulher Windows:
Sabemos que tem muitas falhas, mas não podemos viver sem ela.
Mulher Internet:
Temos de pagar para ter acesso a ela.
Mulher Servidor:
Sempre está ocupada quando necessitamos.
Mulher Powerpoint:
Ideal para apresentar ás pessoas em festas, convenções...
Mulher Excel:
Dizem que faz muitas coisas, porém só a utilizamos para as quatro operações básicas.
Mulher Word:
Tem sempre uma surpresa reservada para nós e não existe ninguém no mundo que a compreenda totalmente.
Mulher DOS:
Todos a tiveram um dia, mas ninguém a quer agora.
Mulher Backup:
Acreditamos que ela tem o suficiente mas na hora do "vamos ver", lhe falta algo.
Mulher Scandisk:
Sabemos que é bondosa e que sempre quer ajudar, mas no fundo não entende o que faz.
Mulher Paintbrush:
Puro adorno e nenhuma substância.
Mulher RAM:
Aquela que esquece tudo assim que se desconecta.
Mulher Hard-Disk:
Concorda com tudo, todo o tempo.
Mulher Mouse:
Funciona apenas quando é arrastada.
Mulher Multimédia:
Faz com que tudo pareça mais bonito.
Mulher Usuário:
Não faz nada direito e está sempre fazendo perguntas.
Mulher E-mail:
De cada dez coisas que diz nove são bobagens.
E a melhor...
Mulher Virus:
Quando menos se espera, se instala em nosso apartamento e vai-se apoderando de todo o nosso espaço. Se tentamos desinstalá-la, perdemos muitas coisas; Se não tentarmos, perdemos tudo...
Sabemos que tem muitas falhas, mas não podemos viver sem ela.
Mulher Internet:
Temos de pagar para ter acesso a ela.
Mulher Servidor:
Sempre está ocupada quando necessitamos.
Mulher Powerpoint:
Ideal para apresentar ás pessoas em festas, convenções...
Mulher Excel:
Dizem que faz muitas coisas, porém só a utilizamos para as quatro operações básicas.
Mulher Word:
Tem sempre uma surpresa reservada para nós e não existe ninguém no mundo que a compreenda totalmente.
Mulher DOS:
Todos a tiveram um dia, mas ninguém a quer agora.
Mulher Backup:
Acreditamos que ela tem o suficiente mas na hora do "vamos ver", lhe falta algo.
Mulher Scandisk:
Sabemos que é bondosa e que sempre quer ajudar, mas no fundo não entende o que faz.
Mulher Paintbrush:
Puro adorno e nenhuma substância.
Mulher RAM:
Aquela que esquece tudo assim que se desconecta.
Mulher Hard-Disk:
Concorda com tudo, todo o tempo.
Mulher Mouse:
Funciona apenas quando é arrastada.
Mulher Multimédia:
Faz com que tudo pareça mais bonito.
Mulher Usuário:
Não faz nada direito e está sempre fazendo perguntas.
Mulher E-mail:
De cada dez coisas que diz nove são bobagens.
E a melhor...
Mulher Virus:
Quando menos se espera, se instala em nosso apartamento e vai-se apoderando de todo o nosso espaço. Se tentamos desinstalá-la, perdemos muitas coisas; Se não tentarmos, perdemos tudo...
Mudança de Apelido...
O Registo Civil de Beja recebeu o seguinte requerimento:
Beja, 5 de Fevereiro 2006.
Eu, Maria José Pau, gostaria de saber da possibilidade de se abolir o sobrenome Pau do meu nome, já que a presença do Pau me tem deixado embaraçada em várias situações. Desde já agradeço a atenção despendida.
Peço deferimento,
Maria José Pau
Em resposta, recebeu a seguinte mensagem:
Cara Senhora Pau:
Sobre a sua solicitação da remoção do Pau, gostaríamos de lhe dizer que a nova legislação permite a remoção do Pau, mas o processo é complicado e moroso. Se o Pau tiver sido adquirido após o casamento, a remoção é mais fácil, pois, afinal de contas, ninguém é obrigado a usar o Pau do cônjuge se não quiser.
Se o Pau for do seu pai, torna-se mais difícil, pois o Pau a que nos referimos é de família e tem sido utilizado há várias gerações. Se a senhora tiver irmãos ou irmãs, a remoção do Pau torná-la-ia diferente do resto da família. Cortar o Pau do seu pai pode ser algo muito desagradável para ele.
Outro senão está no facto do seu nome conter apenas nomes próprios, e poderá ficar esquisito, caso não haja nada para colocar no lugar do Pau. Isto sem mencionar que as pessoas estranharão muito ao saber que a senhora não possui mais o Pau do seu marido.
Uma opção viável seria a troca da ordem dos nomes. Se a senhora colocar o Pau na frente da Maria e atrás do José, o Pau pode ser escondido, pois poderia assinar o seu nome como "Maria P. José". A nossa opinião é a de que o preconceito contra este nome já acabou há muito tempo e visto que a senhora já usou o Pau do seu marido por tanto tempo, não custa nada usá-lo um pouco mais. Eu mesmo possuo Pau, sempre o usei e muito poucas vezes o Pau me causou embaraços.
Atenciosamente,
Bernardo Romeu Pau Grosso
Conservador do Registo Civil de Beja, em 15/02/2006
Beja, 5 de Fevereiro 2006.
Eu, Maria José Pau, gostaria de saber da possibilidade de se abolir o sobrenome Pau do meu nome, já que a presença do Pau me tem deixado embaraçada em várias situações. Desde já agradeço a atenção despendida.
Peço deferimento,
Maria José Pau
Em resposta, recebeu a seguinte mensagem:
Cara Senhora Pau:
Sobre a sua solicitação da remoção do Pau, gostaríamos de lhe dizer que a nova legislação permite a remoção do Pau, mas o processo é complicado e moroso. Se o Pau tiver sido adquirido após o casamento, a remoção é mais fácil, pois, afinal de contas, ninguém é obrigado a usar o Pau do cônjuge se não quiser.
Se o Pau for do seu pai, torna-se mais difícil, pois o Pau a que nos referimos é de família e tem sido utilizado há várias gerações. Se a senhora tiver irmãos ou irmãs, a remoção do Pau torná-la-ia diferente do resto da família. Cortar o Pau do seu pai pode ser algo muito desagradável para ele.
Outro senão está no facto do seu nome conter apenas nomes próprios, e poderá ficar esquisito, caso não haja nada para colocar no lugar do Pau. Isto sem mencionar que as pessoas estranharão muito ao saber que a senhora não possui mais o Pau do seu marido.
Uma opção viável seria a troca da ordem dos nomes. Se a senhora colocar o Pau na frente da Maria e atrás do José, o Pau pode ser escondido, pois poderia assinar o seu nome como "Maria P. José". A nossa opinião é a de que o preconceito contra este nome já acabou há muito tempo e visto que a senhora já usou o Pau do seu marido por tanto tempo, não custa nada usá-lo um pouco mais. Eu mesmo possuo Pau, sempre o usei e muito poucas vezes o Pau me causou embaraços.
Atenciosamente,
Bernardo Romeu Pau Grosso
Conservador do Registo Civil de Beja, em 15/02/2006
domingo, 4 de março de 2007
sábado, 3 de março de 2007
Liberdade...
A liberdade é relativa,
Ninguém no mundo a possui inteiramente,
O que chamamos de liberdade
É justamente o poder fazer
Tudo o que nos agrada
E muitas vezes em seu nome
Nos escravizamos.
A verdadeira liberdade
É a do nosso espírito que pode,
Conhecendo as leis que regem a vida,
Tornar-se livre...
Por um espírito amigo...
Ninguém no mundo a possui inteiramente,
O que chamamos de liberdade
É justamente o poder fazer
Tudo o que nos agrada
E muitas vezes em seu nome
Nos escravizamos.
A verdadeira liberdade
É a do nosso espírito que pode,
Conhecendo as leis que regem a vida,
Tornar-se livre...
Por um espírito amigo...
Abuso...
Um casal estava na cama conversando, quando a mulher diz, bucejando:
- Bem vou dormir. Até amanhã, dorme bem querido!
- Já vais dormir! Logo agora que eu ia abusar de ti... ( Lamenta-se o marido ).
- Abusa, abusa - Diz ela já desperta, de olho brilhante.
- Então vai-me lá buscar um queijinho e uma cerveja...
- Bem vou dormir. Até amanhã, dorme bem querido!
- Já vais dormir! Logo agora que eu ia abusar de ti... ( Lamenta-se o marido ).
- Abusa, abusa - Diz ela já desperta, de olho brilhante.
- Então vai-me lá buscar um queijinho e uma cerveja...
sexta-feira, 2 de março de 2007
Os Sentimentos...
Era uma vez uma ilha onde moravam todos os sentimentos:
A Alegria, a Tristeza, a Vaidade, o Amor e outros...
Um dia avisaram aos moradores desta ilha que a mesma ia ser inundada.
Apavorado o Amor cuidou para que todos os sentimentos se salvassem.
Ele disse:
-Fujam a ilha será inundada!
Todos correram e pegaram seus barquinhos para irem até um morro bem alto.
Quando estava quase se afogando, correu para pedir ajuda.
Vinha vindo a Riqueza, ele disse:
-Riqueza, me leva com você?
-Não posso, meu barco está cheio de prata e ouro, você não vai caber.
Passou a Vaidade, e ele disse:
-Vaidade, me leva com você?
-Não posso você vai sujar meu barco novo.
Dai passou a Tristeza:
-Tristeza me leva com você?
-Ah! Amor, eu estou triste que preciso ir sozinha.
Passou a Alegria mas ela estava tão alegre e nem me ouvia!
-Já desesperado e achando que ia ficar só, o Amor começou a chorar.
Dai então passou um barquinho com um velhinho e falou:
-Sobe Amor eu te levo!
O Amor ficou tão feliz que até se esqueceu de perguntar o nome do velhinho.
Chegando no morro alto, ele perguntou a Sabedoria.
-Sabedoria quem era aquele velhinho que ma trouxe até aqui?
-Ela respondeu o Tempo.
-Mas porque só o Tempo me trouxe aqui?
-Porque só o tempo é capaz de entender o Amor!!!
A Alegria, a Tristeza, a Vaidade, o Amor e outros...
Um dia avisaram aos moradores desta ilha que a mesma ia ser inundada.
Apavorado o Amor cuidou para que todos os sentimentos se salvassem.
Ele disse:
-Fujam a ilha será inundada!
Todos correram e pegaram seus barquinhos para irem até um morro bem alto.
Quando estava quase se afogando, correu para pedir ajuda.
Vinha vindo a Riqueza, ele disse:
-Riqueza, me leva com você?
-Não posso, meu barco está cheio de prata e ouro, você não vai caber.
Passou a Vaidade, e ele disse:
-Vaidade, me leva com você?
-Não posso você vai sujar meu barco novo.
Dai passou a Tristeza:
-Tristeza me leva com você?
-Ah! Amor, eu estou triste que preciso ir sozinha.
Passou a Alegria mas ela estava tão alegre e nem me ouvia!
-Já desesperado e achando que ia ficar só, o Amor começou a chorar.
Dai então passou um barquinho com um velhinho e falou:
-Sobe Amor eu te levo!
O Amor ficou tão feliz que até se esqueceu de perguntar o nome do velhinho.
Chegando no morro alto, ele perguntou a Sabedoria.
-Sabedoria quem era aquele velhinho que ma trouxe até aqui?
-Ela respondeu o Tempo.
-Mas porque só o Tempo me trouxe aqui?
-Porque só o tempo é capaz de entender o Amor!!!
November Rain
O amor perguntou á amizade:
- Paraque serves tu?
E a amizade respondeu:
- Sirvo para limpar as lagrimas
Que tu deixas cair...
quinta-feira, 1 de março de 2007
Simplicidade
A vida é feita de coisas
Muito simples... cada um tem
Um jeito de se expressar...
Muitos não sabem dizer:
"Eu te amo" e acabam
Deixando passar o momento...
Deixando escapar a chance
De "Ser" e "Fazer" alguém feliz...
Para viver feliz é preciso
Muito pouco...
Um olhar carinhoso...
Um sorriso...
Um beijo demorado...
Uma brincadeira sadia...
Basta a presença de alguém
Para que tudo seja só felicidade...
Vive cada instante com Amor
E Dignidade, e no futuro
Conte aos seus filhos e netos
O segredo para se viver feliz.
SER AMIGO É TUDO QUE IMPORTA!!!
Muito simples... cada um tem
Um jeito de se expressar...
Muitos não sabem dizer:
"Eu te amo" e acabam
Deixando passar o momento...
Deixando escapar a chance
De "Ser" e "Fazer" alguém feliz...
Para viver feliz é preciso
Muito pouco...
Um olhar carinhoso...
Um sorriso...
Um beijo demorado...
Uma brincadeira sadia...
Basta a presença de alguém
Para que tudo seja só felicidade...
Vive cada instante com Amor
E Dignidade, e no futuro
Conte aos seus filhos e netos
O segredo para se viver feliz.
SER AMIGO É TUDO QUE IMPORTA!!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)